3 dicas para uma volta às aulas tranquila

A volta às aulas é um momento de mudança. O fim das férias exige uma série de ajustes e reajustes em termos de horários, de rotina, de combinados e até de alimentação. Se, para os adultos, mudança gera insegurança, para as crianças o impacto pode ser ainda maior. Novos amigos, nova sala de aula, nova professora, nova escola, nova fase. Tantas novidades podem deixar os pequenos confusos e ansiosos.  
 

Muitas vezes a criança não consegue expressar seus sentimentos com palavras. Então, ela não fala, mas mostra sinais de sofrimento emocional. Essas manifestações podem ser a falta de sono, choro, irritação, resistência ao acordar para ir para a escola até fazer drama. 


Existe uma ansiedade natural na mudança, que está presente em qualquer fase de adaptação - é aquele "frio na barriga". Esta ansiedade costuma passar nos primeiros dias de aula, após a criança ter contato com os amigos e com as atividades prazerosas na escola. Mas, se a angústia é excessiva, e fora do normal, a resistência em ir para a aula e as alterações emocionais perduram mesmo depois da primeira semana na escola. 

 

 

Então, listamos 3 dicas para uma volta às aulas tranquila:

 

 

1. Mostre o lado positivo 

 

 

Durante o (longo) período de férias escolares, a volta para a rotina escolar pode parecer chata e frustrante. Representa ir pra cama mais cedo, cumprir tarefas, seguir uma rotina com mais regras e combinados, com menos flexibilidade. Nesse momento, palavras positivas e de incentivo dos pais têm um forte impacto. 

 

É importante dizer que o começo pode ser difícil, mas logo a criança irá se acostumar e irá gostar, dizer que é normal sentir ansiedade, que os amigos também devem estar se sentindo assim. Os pais podem até dar exemplos de como também sentiram ansiedade diante de uma mudança qualquer - e, assim, validar o sentimento da criança. 

É importante relembrar bons momentos que tiveram no ano escolar anterior e ressaltar as perspectivas de novas conquistas: quantas coisas novas ela irá aprender, quantas atividades legais ela irá realizar, como ela irá desenvolver novas habilidades. Associe a ida à escola a ideias positivas. 

 

 

2. (Re)estabeleça a rotina em casa

 


Um dos pontos mais importantes na volta às aulas é garantir o período de descanso adequado para a criança. Ela deve dormir no horário certo e ter um sono tranquilo, tirar a soneca da tarde, se for o caso. Se ela não estiver descansando tanto quanto deveria, o cansaço se junta com a ansiedade e tudo vira uma grande bola de neve. Se isso acontecer, os dias de ir para a escola podem continuar sofridos por muito tempo.

A criança também deve ter a hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa. Se, na escola, ela tem uma rotina (e, no coletivo, tudo funciona melhor!), porque em casa não teria? Essa coerência ajuda na organização interna da criança e dá maior segurança emocional.


 

3. Contribua para o equilíbrio emocional da criança

 

 

A ansiedade é algo natural -  em uma dose saudável, ajuda a criança a se preparar melhor para uma nova situação. Mas, se falta recursos à criança para enfrentar as adversidades, isso pode lhe causar muito sofrimento. Ela ainda está construindo um repertório para lidar com situações de estresse e provações, e por isso, ir para a escola pode ser uma verdadeira tortura e deixá-la desestabilizada e inquieta. Mal-estar, dores de barriga, dores de cabeça, falta de ânimo, roer unhas, ter sono agitado - indicam que algo não vai bem.

Os pais não devem poupar a criança de situações reais - afinal, dependendo da idade, não ir para escola não é opção. Mas, devem fazê-la se sentir segura e amparada. É preciso ter carinho, paciência, empatia, mostrar que estará ao seu lado para enfrentar os desafios.

 

Entre outros recursos que contribuem para o equilíbrio emocional da criança, está a Homeopatia. O médico homeopata dá ouvidos às histórias de vida, às queixas e sentimentos da criança, busca entendê-la de maneira integral - por isso as consultas são longas e completas. De maneira personalizada, ele irá indicar o tratamento homeopático que melhor atenderá sua personalidade, suas particularidades. Isso irá fortalecê-la para enfrentar o desafio da volta às aulas, e os desafios da vida.

 

 

 

 

Please reload

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Please reload

 

AGENDE CONSULTA PARTICULAR / REEMBOLSO

Consultório Alphaville | Santana de Parnaíba | SP  

Av. Yojiro Takaoka, 4384 Sala 313 | Shopping Service

Tel. 11 4153-7173

Whatsapp 11 98594-1625

Consultório Vila Mariana | São Paulo | SP

Av. Prof. Noé de Azevedo, 208  Sala 101

Tel. 11 5579-4197 - 5539-4164 

Whatsapp 11 98595-5019

Logo Leda Barone

Dra. Leda Silvia Calvo Barone

Pediatra e Homeopata

CRM 53.500

  • Consulta particular, com desconto para irmãos.

  • Emitimos recibos para reembolso pelo convênio de saúde.

  • Estacionamento terceirizado no local.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

@2020 por Consutti para Leda Barone