Homeopatia
associada
à Pediatria
A Homeopatia é uma Especialidade Médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e pelo Ministério da Saúde como prática integrativa do Sistema Único de Saúde desde 2006. Ela foi criada e desenvolvida pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, há quase 200 anos.
É uma ciência que surgiu da observação de fatos, sendo uma forma de tratamento que colabora com as vias naturais de cura do organismo e baseia-se em uma lei da natureza denominada Lei dos Semelhantes.
A Pediatria é uma Especialidade Médica dedicada à assistência a bebês, crianças e adolescentes (até 19 anos), nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações, prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças.
Como é a consulta:
Durante a consulta, buscamos ter uma visão global do paciente, pois consideramos a individualidade do paciente. Acompanhamos o calendário de vacinação. Nos casos e momentos necessários, prescrevemos medicamentos alopáticos e também encaminhamos a médicos especialistas.
As consultas são particulares, com uma hora de duração. Tem frequência mensal para recém-nascidos e lactentes, sendo espaçadas conforme a criança vai crescendo. A partir dos 12 anos, as crianças já podem entrar sozinhas na consulta, ou ter um momento sozinhas, o que aumenta a relação de confiança entre a médica e o paciente.
O uso da homeopatia ajuda a "alongar o pavio" dos pré-adolescentes e adolescentes, ajudando a evitar "explosões" emocionais e promovendo maior equilíbrio e tranquilidade no convívio familiar e social.