top of page

Qual a diferença entre farmácia de homeopatia e farmácia de manipulação?

Esse é um assunto que sempre gera dúvida entre as mães e pais na hora de decidir onde comprar os medicamentos homeopáticos prescritos por mim às suas crianças.

O principal ponto é esse: toda farmácia homeopática é de manipulação, mas nem toda farmácia de manipulação é homeopática.

Farmácia de manipulação é um estabelecimento que pode comercializar e dispensar remédios e produtos industrializados (como uma drogaria), mas deve necessariamente possuir um laboratório com equipamentos, materiais adequados e equipe técnica especializada para preparação de fórmulas (também chamada aviamento de produtos), que foram prescritas de forma individualizada ou personalizada por um profissional de saúde habilitado (médico, dentista ou veterinário).

Os medicamentos manipulados (também chamados de magistrais) podem ser alopáticos (farmacoquímicos e fitoterápicos) e/ou homeopáticos. Para a farmácia de manipulação poder oferecer os dois tipos de medicamentos, deve ter laboratórios separados.

Além disso, existe um diferencial nas farmácias que manipulam homeopatia. O farmacêutico, responsável técnico que deve estar presente durante todo o horário de funcionamento, deve estar habilitado a manipular medicamentos homeopáticos junto ao Conselho Regional de Farmácia. A Homeopatia é uma especialidade farmacêutica desde 1992 e requer conhecimento da filosofia e da farmacotécnica homeopática.

Medicamentos homeopáticos são preparações farmacêuticas com finalidade curativa e preventiva, preparados por uma técnica caracterizada por diluições seguidas de agitações. Utilizam substâncias naturais - de origem mineral, animal ou vegetal - que possuem elementos causadores dos mesmos sintomas sofridos pelo paciente, seguindo a Lei dos Semelhantes, que explicamos neste artigo aqui.

Por isso, ao solicitar o aviamento de medicamentos homeopáticos, procure uma Farmácia de Homeopatia. Lá você pode conhecer o profissional responsável e esclarecer outras dúvidas.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page