top of page

A Lei que fundamenta a Homeopatia foi descrita por Hipócrates, o Pai da Medicina

Hipócrates viveu quatro séculos antes de Cristo, na Grécia Antiga, berço do conhecimento ocidental. Contemporâneo de outros pensadores extraordinários, com Sócrates e Platão, o hoje considerado Pai da Medicina buscou registrar e descrever os conhecimentos médicos de sua época. Segundo Hipócrates, existem três formas de cura.

A primeira forma de cura é a VIS MEDICATRIX NATURAE, ou seja, a Via de Cura Natural - um conhecimento bastante esquecido nos dias atuais. Significa que, diante de uma doença, o organismo faz um esforço natural para combatê-la e recuperar o equilíbrio perturbado. Nesse sentido, o papel do médico seria apenas de contribuir com a tendência natural do corpo, observando e eliminando obstáculos para a recuperação da saúde.

A segunda forma de cura é a SIMILA SIMILIBUS CURANTUR, ou seja, a Cura pelo Semelhante. Significa que uma substância que provoca determinados sintomas em uma pessoa sadia é capaz de curar estes mesmos sintomas em uma pessoa doente. Quando um médico dá ao paciente uma substância que provoca os mesmos sintomas da doença, estes se somam e o organismo responde mais intensamente para buscar o reequilíbrio, agilizando a recuperação da saúde. A Cura pelo Semelhante, descrita por Hipócrates, atua ajudando a VIS MEDICATRIX NATURAE; atua ajudando a tendência natural do corpo de recuperar a saúde.

A terceira forma de cura é a CONTRARIA CONTRARIUS CURANTUR, ou seja, a Cura pelos Contrários. O médico trata a doença à base dos "antis": anti-inflamatório, antipirético, antibiótico, anti-espasmódico, anti-hipertensivo. Esta forma é muito eficaz em quadros severos, porém, se o paciente não elimina a causa e não dá condições para que o seu próprio organismo promova o reequilíbrio, os sintomas tendem a voltar quando o uso do medicamento é suspenso.

A Cura pelo Semelhante de Hipócrates e a Homeopatia de Hahnemann

A Cura pelo Semelhante descrita por Hipócrates na Antiguidade foi redescoberta e resgatada por Samuel Hahnemann (1755-1843), considerado o Pai da Homeopatia. Ele a comprovou em si mesmo: na sua época, o quinino era a única substância eficaz contra a malária. Hahnemann ingeriu doses de quinino durante vários dias e passou a ter febre intermitente, como se estivesse com a doença.

Ele a chamou de Lei dos Semelhantes o fundamento da Homeopatia. Hahnemann passou a diluir os medicamentos em escala centesimal, fazendo entre uma diluição e outra uma série de agitações, denominadas dinamizações. As substâncias diluídas e dinamizadas constituem os medicamentos homeopáticos, cuja ação reside na energia liberada das substâncias medicinais usadas no decurso de sua preparação, com base na Cura pelo Semelhante.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page