top of page

O buraco no coração das crianças adotadas

Existe no mercado um livro bem interessante chamado "Vinte coisas que filhos adotados gostariam que seus pais adotivos soubessem" da autora Sherrie Eldridge (Editora Globo). Ele busca conscientizar os pais adotivos sobre as necessidades especiais dos adotados, nas mais complexas questões emocionais.

A autora diz que existe um trauma que precede qualquer adoção, e que naturalmente gera nas crianças sentimentos de medo, abandono, raiva e vergonha. Existem também medos ocultos nos adotados - como o de serem abandonados de novo, serem uma pessoa muito difícil de lidar, deixarem o pesar vir à tona e sentirem raiva dos pais adotivos. Isso porque o primeiro contato da criança no mundo foi a mãe biológica, que a rejeitou de alguma forma. Isso criou um "buraco" em seu coração.

Um trecho do livro fala assim: "Muitos adotados, não importa quão positivo seja seu lar de adoção, vivem com medo de rejeição não-verbalizado. A dor que acompanha a perda é difusa, sutil e difícil de colocar em palavras." Por isso, é comum que a criança ou o adolescente adotados tenham medo de amar as pessoas, achando que serão abandonados de novo. E, muitas vezes, acabam afastando as pessoas que tentam se aproximar deles.

Aos pais adotivos, cabe ensinar os filhos a se libertarem destes medos, com muito amor. É preciso que os pais entendam a importância da criança lamentar a perda dos pais biológicos e saber como, quando e por quê falar sobre a família biológica do filho.

A Homeopatia, por entender a criança e o adolescente como um todo, em seus aspectos físicos e emocionais, é um grande aliado neste caminhar. Vale a pena fazer uso dela.

É um treino. Um treino diário. Um treino diário sobre amor.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page