top of page

A relação de confiança entre pais e filhos é construída desde cedo

A confiança entre pais e filhos, indispensável para uma relação de qualidade, é construída ao longo do tempo, desde a mais tenra idade, a partir da somatória consistente de pequenos gestos vindos dos dois lados.

São laços reforçados e solidificados no dia a dia, que facilitam a compreensão dos problemas e a superação de dificuldades - aspectos vitais principalmente quando chegar a fase da adolescência, quando os filhos alçam vôos mais distantes.

Abaixo, três pontos importantes para a construção desta relação de qualidade, desde a primeira infância:

1. Seja confiável

O exemplo vindo dos pais é fundamental. Os pais devem sempre honrar sua palavra, para que ela tenha peso. Portanto, atenção às promessas feitas - tanto as boas (como o passeio prometido para o final de semana) quanto as ruins (como a consequência/castigo por um mau comportamento).

É muito importante ter cuidado com o que se fala e não prometer o que não se pode cumprir. Ameaças impossíveis ou pouco realistas (normalmente ditas aos berros no auge de um descontrole emocional), além de ineficazes como recurso educativo, fazem com que a palavra dos pais perca o seu valor.

Lembre-se: a confiança anda de mãos dadas com a consistência e a coerência.

2. Cultive a cumplicidade

Mantenha a comunicação aberta com seu filho, fazendo do diálogo uma experiência agradável. Divida com ele os fatos da sua vida cotidiana: conte se o trabalho foi cansativo, quais desafios foram superados, como está o planejamento da viagem de férias. Escute o que ele tem a dizer, as sugestões que tem para dar. Dê espaço para que ele elabore seus pensamentos, ideias e opiniões sobre qualquer aspecto da vida.

Tenha um tempo para simplesmente estar junto com ele (longe da correria dos compromissos cotidianos). É importante compartilhar o interesse nas coisas que ele gosta de fazer - mesmo que seja passar uma hora jogando videogame com ele.

A convivência prazerosa é fundamental para a construção da relação de confiança.

3. Incentive a autonomia do seu filho

Não se antecipe, resolvendo imediatamente todos os problemas de seu filho - isso vale para a lição de casa da escola, a resolução de um conflito com um amigo ou a perda de um brinquedo. Incentive que ele seja capaz de comunicar seus desejos e necessidades aos outros e a realizar tarefas como comer sozinho, dormir sozinho, escolher e vestir suas roupas e recolher seus brinquedos.

Dê a ele a oportunidade de aprender lições ao assumir as consequências dos seus atos e também ao ter chance de fazer a coisa certa. Assim, você demonstra que tem confiança no seu filho e em suas decisões. E esteja lá para apoiá-lo no recomeço, se ele tiver tomado a decisão errada.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page