top of page

O que fazer quando a criança engasga com o alimento?

Dizer que as crianças podem comer "de tudo", não significa que elas possam comer de qualquer maneira. Até os três anos de idade, as crianças não controlam completamente a mastigação e a deglutição de alimentos, pois não possuem os dentes pré-molares, importantes na trituração de alimentos sólidos. O fato de elas terem só gengiva na parte de trás da boca faz com que os pedaços de comida possam acidentalmente escorregar direto pela garganta, causando sufocamento.

Por isso, alimentos muito lisos e arredondados, como uvas, ovos de codorna e tomate cereja, devem sempre ser cortados no sentido longitudinal e depois em mais partes. Alimentos muito duros, como nozes, castanhas, que se partem em muitos pedaços ao serem mordidos, devem ser evitados, assim como aqueles que podem ser aspirados inteiros, como feijão, pipoca, amendoim e milho.

O diâmetro da traqueia de uma criança pequena corresponde aproximadamente ao de um canudo. É preciso considerar uma progressão: por exemplo, começar oferecendo carnes bem desfiadas, depois em pedaços pequenos e, só então, em pedaços maiores. Legumes e vegetais em talos devem ser cozidos a vapor para suavizar a sua textura. Balas e gomas de mascar nunca devem ser oferecidos para menores de 5 anos.

O que fazer em caso de engasgo

Quando a aspiração é parcial, ainda está passando um pouco de ar, mas não a quantidade ideal. A criança pode esboçar sons, apresentar tosse rouca e chiado no peito. Nesta situação, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que o melhor procedimento é a não intervenção no ambiente doméstico e o encaminhamento a um serviço de saúde, para o procedimento definitivo.

Quando a aspiração é total, as vias respiratórias estão completamente obstruídas. A criança não consegue esboçar qualquer som, nem tossir e vai começar a ficar com os lábios arroxeados pela falta de ar. Nessa hora, por mais desesperador que seja o quadro, é preciso manter a calma e ajudar a criança a desengasgar. É indicado proceder da seguinte maneira:

  • Menores de um ano: 5 percussões com a mão na região das costas, com a cabeça da criança virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente, até que o alimento seja expelido ou ela torne-se responsiva e reaja.

5 vezes 5 vezes

Imagem retirada do site www.sbp.com.br

  • Maiores de um ano: manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, para que o alimento seja deslocado da via aérea para a boca e expelido. Passo a passo:

  1. Posicione-se atrás da criança, de joelhos - é preciso ficar na mesma altura

  2. Abrace o tronco por trás, envolvendo-o com os dois braços

  3. Feche uma das mãos e coloque a parte plana (onde está o polegar) na “boca do estômago”, que fica logo acima do umbigo

  4. Segure o punho com a outra mão e realize cinco compressões rápidas (apertando para dentro e para cima)

  5. Encoraje a criança a tossir durante a manobra, se ela conseguir

  6. Após realizar a manobra ao menos duas vezes e perceber que o objeto não saiu, acione a emergência (SAMU 192) e continue a manobra até a chegada do socorro.

Imagem retirada do site www.sbp.com.br

Considerações finais

As crianças pequenas sempre devem se alimentar sob a supervisão de um adulto. Devem se alimentar com calma, sentadas em um ambiente tranquilo, e nunca caminhando, brincando ou andando de carro. É importante orientá-las a mastigar direito o alimento antes de engolir.

Se a criança engasga com frequência, é importante verificar se ela não apresenta nenhum outro problema, como refluxo gastroesofágico.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page