top of page

O que é a vitamina N e por que ela é tão importante?

Nos dias atuais, muitas crianças sofrem de deficiência de vitamina N.

Mas o que é a vitamina N?

N vem da palavra "Nâo".

Dra. Leda Barone

O Dr. John Rosemond explica que se um pai/mãe dá a seu filho tudo o que ele pede - incluindo brinquedos, bicicletas, computadores, jogos - tudo para fazê-lo feliz, acaba criando crianças petulantes, temperamentais e muitas vezes mal-humoradas. São crianças exigentes, manipuladoras e ingratas. São crianças que tem dificuldade em se relacionar com outras crianças.

Esses são sintomas previsíveis que surgem quando uma criança é excessivamente atendida em suas vontades. O fato de ela receber todas coisas simplesmente porque as quer - e não por esforço, sacrifício ou merecimento por fazer o seu melhor - gera nela apenas o desejo de querer mais coisas. Como um vício perigoso e destrutivo. Tanto que o excesso de indulgência e o aumento das taxas de depressão infantil estão intimamente relacionados.

Mimar filhos com pilhas e pilhas de coisas materiais também faz com que eles não tomem cuidado com as coisas que eles tem. Afinal, por que deveriam? A experiência lhes diz que mais e mais está sempre a caminho.

A saída para isso? É uma dose saudável e constante de vitamina N.

Crianças precisam que seus pais lhes dê proteção, afeto e direção. Precisam que seus pais lhes digam "Não", muito mais vezes do que "Sim", quando se trata de seus desejos e caprichos. Precisam aprender o valor do esforço criativo e construtivo, em oposição ao esforço de se jogar no chão choramingando, chutando e gritando. Precisam aprender que o trabalho é a única maneira verdadeiramente gratificante de se obter qualquer coisa de valor na vida. E, quanto mais se esforçarem, mais completo será o êxito.

As crianças não devem ser protegidas da frustração, mas adquirir as habilidades para poderem se virar sozinhas, quando chegar a hora.

Eis uma regrinhas simples: os pais devem dar às crianças 100% do que elas realmente precisam, mas não mais do que 25% do que elas simplesmente querem. É o "Princípio da Privação Benigna".

A Vitamina N, distribuída com frequência, fará você mais feliz a longo prazo, e também seu filho!

Veja o vídeo completo do Dr. John Rosemond, da Prager University, aqui.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page