Recomendações práticas para a saúde de crianças e adolescentes na Era Digital

Crianças e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a Internet cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Os benefícios e prejuízos dessas tecnologias são foco de atenção dos profissionais de saúde, que devem orientar para que as famílias usem o bom senso e recebam a informação adequada.

 

 

 

Seguem algumas recomendações que visam a saúde das crianças e adolescentes:

 

1 - O tempo de uso diário ou a duração total/dia do uso de tecnologia digital deve ser limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes. Máximo de 1 hora por dia para crianças entre 2 a 5 anos de idade. Crianças entre 0 a 10 anos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos. Adolescentes não devem ficar isolados nos seus quartos ou ultrapassar suas horas saudáveis de sono às noites (8-9 horas/noite/fases de crescimento e desenvolvimento cerebral e mental).

 

2 - Deve-se desencorajar, evitar e até proibir a exposição passiva em frente às telas digitais, com exposição aos conteúdos inapropriados de filmes e vídeos, para crianças com menos de 2 anos, principalmente, durante as horas das refeições ou 1-2 h antes de dormir.

 

3 - Crianças menores de 6 anos precisam ser mais protegidas da violência virtual, pois não conseguem separar a fantasia da realidade. Jogos online com cenas de tiroteios com mortes ou desastres que ganham pontos de recompensa como tema principal não são apropriados em qualquer idade, pois banalizam a violência como sendo aceita para a resolução de conflitos, sem expor a dor ou sofrimento causado às vítimas, e contribui para o aumento da cultura de ódio e intolerância e devem ser proibidos.

 

4 - Deve-se monitorar os sites/programas/aplicativos/filmes/vídeos que crianças e adolescentes estão acessando/visitando/trocando mensagens, sobretudo em redes sociais. Manter os computadores e os dispositivos móveis em locais seguros, e ao alcance das responsabilidades dos pais (na sala).

 

5 - Deve-se desconectar. Dialogar. Aproveitar oportunidades aos finais de semana e durante as férias para conviver com a família, com amigos e dividir momentos de prazer sem o uso da tecnologia, mas com afeto e alegria. Estimular atividade física diária por pelo menos uma hora por dia.

 

Para acessar o conteúdo completo do Manual de Orientação, clique aqui

Please reload

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Please reload

 

AGENDE CONSULTA PARTICULAR / REEMBOLSO

Consultório Alphaville | Santana de Parnaíba | SP  

Av. Yojiro Takaoka, 4384 Sala 313 | Shopping Service

Tel. 11 4153-7173

Whatsapp 11 98594-1625

Consultório Vila Mariana | São Paulo | SP

Av. Prof. Noé de Azevedo, 208  Sala 101

Tel. 11 5579-4197 - 5539-4164 

Whatsapp 11 98595-5019

Logo Leda Barone

Dra. Leda Silvia Calvo Barone

Pediatra e Homeopata

CRM 53.500

  • Consulta particular, com desconto para irmãos.

  • Emitimos recibos para reembolso pelo convênio de saúde.

  • Estacionamento terceirizado no local.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

@2020 por Consutti para Leda Barone