top of page

Adolescentes também passam em pediatras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define os períodos de zero a 10 anos como infância e de 10 até 20 anos incompletos como adolescência, o mesmo conceito que é adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil, pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ou seja, no Brasil, pediatra é o especialista médico dedicado à assistência a bebês, crianças e adolescentes até 19 anos, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Por que devo levar meu filho ou filha adolescente ao pediatra?

A adolescência é uma fase peculiar da vida. É um período de transformações, descobertas e de busca pela identidade. É uma fase complexa de transição entre a infância e a fase adulta, em que se desenvolvem aspectos físicos (ah, os hormônios!), intelectuais, éticos, morais, afetivos e sexuais. É uma fase crítica, e bastante criticada, sobretudo por quem parece já não se lembrar da sua própria história.

Por ser uma passagem, é natural que seja uma época marcada pela insegurança e falta de confiança. Afinal, o jovem está deixando a condição de criança - sem saber ao certo quando realmente saiu dela - e indo para a condição de adulto - sem saber quando de fato chegou lá. Essa incerteza causa, em diferentes graus, dificuldades sociais e pessoais, como o declínio no desempenho escolar, distúrbios frequentes de humor, problemas de sono, distúrbios alimentares e necessidade de auto-afirmação da personalidade.

Surgem grandes mudanças físicas e questões relacionadas ao desenvolvimento psicossocial, que dizem respeito ao convívio social, ao contato com drogas e ao início da sexualidade.

Os pais devem levar seus filhos ao pediatra enquanto todos se sentiram a vontade para isso. A partir dos 12 anos, os adolescentes já podem entrar sozinhos na consulta, ou ter um momento sozinhos com o médico, o que aumenta a relação de confiança médico-paciente.

A vantagem de usar Homeopatia nesta faixa etária

Por se basear na história de cada um e por considerar o indivíduo como um todo (físico e emocional), a Homeopatia é uma especialidade médica que pode ajudar os pais e os jovens a transpassarem por esta fase com mais tranquilidade e harmonia, buscando preservar a saúde dos relacionamentos familiares e sociais e amenizar os distúrbios emocionais e comportamentais. Ela ajuda a "alongar o pavio" do adolescente.

O grande objetivo do adolescente é, o quanto antes, se tornar independente, andar com seus próprios pés e vivenciar suas próprias experiências. Assim, ele busca o tempo todo por respostas objetivas, concretas, orientativas e estimulantes para alcançar seu objetivo.

Por sua vez, a Homeopatia, sendo um modelo de medicina humanizada que valoriza a relação médico-paciente e a complexidade humana, pode ser um interessante ponto de encontro. Por meio de consultas longas e completas, o homeopata contribui para que o jovem encontre as respostas que procura de forma menos dolorosa, diminui o sofrimento da transformação e da insegurança e ajuda a mostrar ao jovem e a seus familiares que crescer pode ser bom e positivo. O tratamento homeopático, baseado na lei da semelhança e atuando de forma harmoniosa, suave e natural, segue junto com ele, e não contra ele. Alguns desequilíbrios, tratados a tempo, traduzirão um melhor bem-estar.

As crises da adolescência devem ser entendidas como um pedido de ajuda. Mesmo nas reações mais agressivas, internamente o adolescente se sente fragilizado. Cabe ao adulto identificar os sinais e agir em conformidade.

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page