Equilíbrio emocional se constrói: 6 dicas práticas

Uma criança emocionalmente equilibrada é capaz de reconhecer seus próprios sentimentos, compreender os dos outros e aprender a lidar com eles. Não é uma tarefa fácil, nem acontece da noite para o dia. É um processo, uma construção diária. Os pais devem ser facilitadores deste equilíbrio, adotando atitudes saudáveis para o desenvolvimento das crianças. 

 

 

Conheça 6 exemplos práticos de como construir o equilíbrio emocional de seus filhos:

 

1. Crie vínculos afetivos reais: é preciso conversar com interesse genuíno, ouvir com o coração, acompanhar de perto, orientar com firmeza e carinho, cobrar com equilíbrio entre o intenso e o sereno. Isso faz com que os filhos se sintam seguros e saibam que podem contar com os pais.

 

2. Reforce a autoestima: é preciso permitir que os filhos se arrisquem e confiem no próprio potencial, independente da opinião dos outros. É preciso parabenizar o esforço, para que eles se motivem a sempre superar a si mesmos.

 

3. Ensine resiliência: é uma virtude relacionada à capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, um exercício que depende da interação com o outro. É preciso mostrar à criança que nem sempre as coisas acontecem como ela deseja. Às vezes, é preciso esperar, ceder ou recuar.

 

4. Permita frustrações: é preciso preparar os filhos para enfrentar as frustrações e dissabores impostos pela vida, lidando com as dificuldades de maneira ponderada, sem tanto sofrimento. Ouvir um "não" é um ensaio para as situações que eles enfrentarão mais para a frente. É preciso sempre explicar o porquê, ajudando as crianças a adquirir uma consciência crítica. 

 

5. Promova brincadeiras: as crianças expressam e lidam espontaneamente com seus sentimentos no ato de brincar. As atividades lúdicas desenvolvem o senso de competência, de pertencimento, o controle da agressividade e o bem-estar. É a oportunidade natural que elas tem para elaborar suas emoções e refletir sobre os fatos da vida.

 

6. Faça uso da Homeopatia: o tratamento homeopático atua na criança como um todo, agindo de forma curativa e preventiva nas esferas física e emocional. O atendimento humanizado permite que o homeopata se aprofunde não somente nos sintomas que devem ser tratados, mas também nas causas, levando em consideração a complexidade e a individualidade de cada criança. É uma maneira eficaz de contribuir com seu equilíbrio emocional.

Please reload

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Please reload

 

AGENDE CONSULTA PARTICULAR / REEMBOLSO

Consultório Alphaville | Santana de Parnaíba | SP  

Av. Yojiro Takaoka, 4384 Sala 313 | Shopping Service

Tel. 11 4153-7173

Whatsapp 11 98594-1625

Consultório Vila Mariana | São Paulo | SP

Av. Prof. Noé de Azevedo, 208  Sala 101

Tel. 11 5579-4197 - 5539-4164 

Whatsapp 11 98595-5019

Logo Leda Barone

Dra. Leda Silvia Calvo Barone

Pediatra e Homeopata

CRM 53.500

  • Consulta particular, com desconto para irmãos.

  • Emitimos recibos para reembolso pelo convênio de saúde.

  • Estacionamento terceirizado no local.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

@2020 por Consutti para Leda Barone