top of page

Prevenção é o caminho para que as crianças de hoje vivam bem até os 100 anos

Os cuidados realizados nos primeiros anos da criança tem impacto ao longo de toda a sua vida e, se as posturas forem adequadas, elas poderão chegar aos 90, 100 anos com muita qualidade. É isso que defende a Dra. Magda Carneiro Sampaio, presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Doutora em imunologia pela USP.

Ela afirma que muitas doenças que se manifestam na idade adulta começam muito cedo. Para evitá-las, mais do que bateladas de exames, é importante que haja a conversa de qualidade entre o pediatra e a família nos consultórios, assim como exames clínicos cuidadosos. O diagnóstico bem feito é o clínico, em primeiro lugar. O pediatra precisa dedicar tempo na consulta, ter gosto pelo que faz, ouvir, perguntar. Tem de olhar no olho, saber a história da família, as doenças da família.

A assistência pré-natal, o aleitamento materno, os hábitos alimentares saudáveis desde bebê, a vigilância do crescimento e desenvolvimento (com consultas regulares), a prevenção de infecções, em especial por meio de vacinas, o estímulo à atividade física e combate ao sedentarismo, a prevenção do tabagismo, alcoolismo e uso de drogas, a identificação precoce de hipertensão, diabetes e tendência à osteoporose, os cuidados com a saúde mental e prevenção da violência - é o pediatra quem conseguirá acompanhar esse desenvolvimento na criança e adolescente e defender diagnósticos que evitem exposições a exames desnecessários.

Algumas doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica são bastante comuns em criança. Em seguida, a obesidade surge de maneira galopante. Mas, na realidade, as doenças mentais são o grande desafio: a depressão é um problema gravíssimo, cada vez mais prevalente. Por isso, é importante que o pediatra observe essas relações da família, o afeto, os valores que o bebê recebe. É importante que o pediatra converse com a mãe e o adolescente.

Nossa abordagem

Coerente com este caminho da prevenção defendido pela Dra. Magda, está a Homeopatia como um poderoso aliado à Pediatria, para fortalecer o organismo e prevenir doenças, para tratar dos desequilíbrios físicos e emocionais e identificar a causa destes desequilíbrios, cuidando da saúde das crianças e adolescentes de maneira integral.

Nesta abordagem, durante a consulta, buscamos ter uma visão global do paciente: os aspectos físicos, com avaliação física e detalhamento das queixas, e os aspectos emocionais, entendendo o comportamento, os hábitos, as predisposições herdadas, a dinâmica familiar, os medos, o sono e a maneira como reage aos acontecimentos da vida. Todos os detalhes fazem a diferença na prescrição do tratamento preventivo e curativo, pois é considerada a individualidade do paciente.

Entendemos que cada filho tem uma história que precisa ser ouvida. Cada filho tem uma individualidade que precisa ser considerada. Cada filho tem suas particularidades. Cada filho tem sua personalidade. Sabemos que cada filho é único.

E que, assim, as crianças cheguem de fato aos 100 anos, gozando de muita qualidade de vida.

Fonte: Entrevista concedida pela Dra. Magda Carneiro Sampaio ao portal iG - http://saude.ig.com.br

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ

Rodape
bottom of page