Semana Mundial da Amamentação: entenda a relação entre aleitamento materno e desenvolvimento susten


Dra Leda Barone

A XXV Semana Mundial da Amamentação, que neste ano acontece de 1 a 7 de agosto em mais de 150 países, é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, a sigla em inglês). O objetivo desta campanha é destacar a importância do aleitamento materno para que sejam alcançadas as 17 metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” definidos pela ONU.

O aleitamento materno contribui principalmente com a meta nº 10, que é reduzir as desigualdades sociais. Sendo acessível a todas as camadas sociais, é um dos poucos comportamentos de saúde positivos que é mais frequente entre as mulheres dos países pobres.

Também tem impacto na meta nº 3, que se refere a saúde e bem estar. Se fosse realizado em nível global, o aleitamento materno poderia evitar a morte de 823 mil crianças menores de 5 anos e de 40 mil mulheres por câncer de mama a cada ano no mundo, além de um terço das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças de famílias de média e baixa renda. Além disso, estudos mostram que indivíduos amamentados têm menos 26% de chance de apresentar sobrepeso e obesidade.

É também associado à meta nº 4, que se refere a educação de qualidade, pois está relacionado ao melhor desenvolvimento mental e cognitivo, o que favorece a aprendizagem.

O Brasil teve notável avanço nos indicadores de amamentação. Na década de 70, as mulheres amamentavam seus bebês por 2,5 meses em média. Hoje, este período ultrapassa 12 meses.

Com a frase “Amamentação faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde lançaram a campanha no Brasil, que será comemorada no sábado dia 6 de agosto, às 11h no Rio de Janeiro. Conheça o conteúdo do folder desenvolvido para a campanha:

Fonte: https://www.sbp.com.br/campanhas/em-andamento/semana-mundial-da-amamentacao-2016

#amamentação #alimentação

Posts Relacionados

Ver tudo

OUTROS TEXTOS PARA VOCÊ